Sonorità Aparelhos Auditivos

PERDA AUDITIVA É HEREDITÁRIA?

 

A perda auditiva pode ter inúmeras causas, pode ser congênita ou adquirida. Quando a perda de audição é congênita, a criança nasce com a deficiência. Essa deficiência pode ter sido adquirida durante a gestação ou pode ser hereditária.

 

No caso da aquisição durante a gravidez pode ocorrer por diversos fatores, por exemplo, uso de medicamentos ototóxicos pela gestante e doenças contraídas durante a gestação como rubéola, sífilis e toxoplasmose. Problemas durante o parto como o uso de fórceps e falta de oxigenação também podem levar a deficiência auditiva.

 

Perda auditivas de causa hereditária

 

As perdas auditivas de causa hereditária são os casos passados de pai para filho e ocorrem principalmente devido a uma mutação genética. São mais comuns que todas as outras doenças pesquisadas no teste do pezinho. Por isso, atualmente, o teste da orelhinha (triagem para detectar perdas de audição) é obrigatório e deve ser realizado em toda criança com até um mês de vida. Segundo informação divulgada pelo Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco da USP, estima-se que no Brasil 4 em cada 1000 crianças apresentam perda auditiva hereditária. Quando esse teste não é realizado, geralmente, a perda auditiva da criança é detectada tardiamente, por volta dos 2 anos de idade.

 

Assim sendo, a perda de audição congênita, quer seja de causa hereditária ou não, pode acarretar sérias consequências no desenvolvimento da criança, principalmente de linguagem. Portanto, a detecção precoce faz toda a diferença no tratamento.

 

Aparelho auditivo

 

O tratamento pode ser a indicação do uso de aparelho auditivo que irá amplificar o som, permitindo dessa forma, um enriquecimento sonoro e uma boa compreensão da fala, o que faz com que a criança tenha um bom desenvolvimento.

 

Implante coclear

 

A cirurgia de implante coclear é indicada para os casos que não têm benefício com o uso do aparelho auditivo Consiste na implantação de um dispositivo eletrônico na cóclea, para conduzir estímulos elétricos diretamente ao nervo auditivo. O implante coclear se aproxima às condições de um ouvido normal.

 

O diagnóstico e tratamento precoce continuam sendo a melhor forma de cuidar da sua saúde auditiva. Por isso, atitudes simples como a realização do pré-natal, não se automedicar durante a gestação e vacinar o bebê podem evitar a perda de audição congênita.

 

Caso você ou algum familiar tenha alguma queixa de audição procure um centro auditivo e realize uma avaliação.

 

SONORITÀ

Na SONORITÀ você pode testar os aparelhos antes de comprar e constatar os benefícios que eles oferecem, melhorando sobretudo a sua qualidade de vida. Tudo isso sem custo algum. Perseguimos a sua melhor experiência auditiva com muita dedicação. Os melhores aparelhos de audição, ótima adaptação, programa de acompanhamento e atendimento diferenciado você encontra aqui! Um centro auditivo diferenciado, a sua loja de aparelhos auditivos em BH!

 

? Ligue (31) 3324-1002 ou agende pelo WhatsApp (31) 99872 1006

? Av. Olegário Maciel 2146 – Loja – Santo Agostinho – BH/MG

Quer saber mais? Converse com nossos especialistas!

 

Tatiana Guedes Santólia Martini
Fonoaudióloga – CRFa: 6-3289
e-mail: tatiana@sonoritaaparelhosauditivos.com.br

Loja de aparelhos auditivos em BH |Loja Especializada Aparelhos Auditivos Oticon em BH | Loja Especializada Coselgi em BH | Agende sua avaliação de aparelho auditivo e teste grátis | Teste grátis aparelhos auditivos por até 7 dias | Compre seu aparelho auditivo em até 12x no cartão | Compre seu aparelho auditivo em até 18x no boleto | Compre seu aparelho auditivo em até 60x pelo Crédito Acessibilidade do Branco do Brasil | Confira nossos preços de aparelhos auditivos e nossas condições de pagamento.