Sonorità Aparelhos Auditivos

Aparelhos Auditivos e Longevidade

Aparelhos Auditivos e Longevidade

 

Estudo publicado em janeiro na revista The Lancet Healthy Longevity, estabelece relação entre o uso de aparelhos auditivos por quem tem perda auditiva e longevidade.

 

Já sabemos que para quem tem perda auditiva, o uso de aparelhos auditivos, confere sobretudo qualidade de vida e ajuda a evitar uma série de complicações como quedas, hospitalizações, isolamento social, depressão, Alzheimer e Demência.

 

O que o estudo traz de novo é o fato de que há um risco 24% menor de mortalidade para pessoas que usam aparelhos auditivos”, disse a Dra. Janet Choi, professora assistente de otorrinolaringologia clínica – cirurgia de cabeça e pescoço na Keck School of Medicine da Universidade do Sul da Califórnia e otorrinolaringologista da Keck Medicine da USC.

 

Os aparelhos auditivos são uma intervenção de primeira linha para a maioria dos indivíduos com perda auditiva e seu uso demonstrou melhorar a percepção da deficiência auditiva e a qualidade de vida.

 

A perda auditiva é um problema de saúde pública

 

A perda auditiva é um problema de saúde pública que afeta cada vez mais pessoas no mundo. A OMS prevê que até 2050, cerca de 2,5 bilhões de pessoas. Portanto, uma em cada quatro pessoas terão algum grau de perda auditiva. Se há alguns anos era um problema que afetava principalmente os idosos, agora a idade média começou a diminuir, devido à exposição prolongada ao ruído, especialmente nas grandes cidades.

 

No entanto, embora muitos tenham problemas auditivos, apenas cerca de 39% utilizam aparelhos para melhorar a audição, segundo dados da Associação Nacional de Profissionais de Saúde Auditiva de Espanha (ANA).

 

É um grande erro não usar aparelhos auditivos

 

“É um grande erro não usar aparelhos auditivos, pois seu uso pode melhorar significativamente a expectativa de vida”, diz Janet Choi, otorrinolaringologista do Keck Institute of Medicine da University of Southern California. Choi é autora do estudo publicado na revista The Lancet Healthy Longevity que analisa a associação entre o uso de aparelhos auditivos e a mortalidade nos Estados Unidos.

 

Na verdade, adultos com perda auditiva que usam aparelhos auditivos regularmente têm um risco de mortalidade 25% menor do que aqueles que nunca os usam. “Estes resultados são promissores porque sugerem que os aparelhos auditivos podem desempenhar um papel protetor na saúde das pessoas e prevenir mortes prematuras”, explica Choi.

 

A perda auditiva não tratada pode levar à diminuição da longevidade

 

Estudos anteriores indicaram que a perda auditiva não tratada pode levar à diminuição da longevidade, além de outros efeitos adversos, como isolamento social e depressão. Na verdade, a surdez é o principal fator de risco para demência na meia-idade. No entanto, há poucas pesquisas sobre se o uso de aparelhos auditivos pode reduzir o risco de morte. Segundo os autores, este estudo é a análise mais abrangente até o momento sobre como a perda auditiva e o uso de aparelhos afetam a mortalidade nos Estados Unidos, onde apenas uma em cada 10 pessoas que precisam desses dispositivos os utilizam.

“Existem muitas barreiras associadas aos aparelhos auditivos. O custo e a falta de cobertura de seguro saúde são fatores importantes. Mas também há muito estigma associado à perda auditiva e ao seu uso”, reconhece Choi, que nasceu com perda auditiva no ouvido esquerdo, mas só usou um aparelho aos 30 anos, quando finalmente encontrou aparelhos que funcionaram efetivamente para ela. “Muitas pessoas que têm a perda auditiva não querem mostrar a deficiência aos outros e, muito menos, que estão usando aparelhos auditivos. Mas, acho que essa é uma condição em que você recebe mais ajuda e tem melhor qualidade de vida quando conta para familiares e amigos que tem perda auditiva”, insiste.

 

Dados objeto de análise

 

Para este estudo, Choi e sua equipe analisaram dados coletados pela Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, realizada entre 1999 e 2012. Eles se concentraram em aproximadamente 10 mil adultos com mais de 20 anos que haviam feito testes de audiometria, que servem para calcular a capacidade auditiva, e que responderam a uma pesquisa sobre o uso de aparelhos auditivos. Entre eles, identificaram um total de 1.863 adultos com perda auditiva.

No entanto, apenas 237 pessoas relataram ser usuários regulares de aparelhos auditivos, o que significa que usaram esses aparelhos pelo menos uma vez por semana, durante cinco horas ou durante metade do tempo em que estavam acordados. O restante grupo afirmou nunca ter utilizado esses dispositivos, ou que os utilizava menos de uma vez por mês.

Com base nestes dados, e depois de monitorar a taxa de mortalidade dos participantes durante uma década, os investigadores descobriram que as pessoas que usavam aparelhos auditivos regularmente tinham um risco 25% menor de morrer do que aquelas que nunca os usaram. Eles também descobriram que não há diferença no risco de morte entre aqueles que usam aparelhos auditivos ocasionalmente e aqueles que nunca os usam, sugerindo que usar aparelhos auditivos apenas algumas vezes pode não ser suficiente para viver mais.

 

Comprometimento cognitivo

 

Embora o estudo não explore as razões pelas quais os aparelhos auditivos podem ajudar aqueles que deles necessitam a melhorar a sua esperança de vida, numerosos estudos recentes associam o uso destes dispositivos a uma redução nos níveis de depressão e demência.

“As melhorias na saúde mental e cognitiva que acompanham uma melhor audição podem promover uma saúde geral mais robusta, o que por sua vez pode prolongar a esperança de vida”, observa o autor.

 

Fonte: The Lancet Healthy Longevity

https://www.thelancet.com/issue/S2666-7568(23)X0013-0#

Open AccessPublished:January, 2024 DOI:https://doi.org/10.1016/S2666-7568(23)00232-5

Perseguimos a sua melhor experiência auditiva com muita dedicação. Os melhores aparelhos de audição, ótima adaptação, programa de acompanhamento e sobretudo um atendimento personalizado você encontra aqui! Um centro auditivo diferenciado. A melhor loja de aparelhos auditivos em BH!

 

? Ligue (31) 3324-1002 ou agende pelo WhatsApp (31) 99872 1006

? Av. Olegário Maciel 2146 – Loja – Santo Agostinho – BH/MG

 

Quer saber mais? Converse com nossos especialistas!

 

Tatiana Guedes Santólia Martini
Fonoaudióloga – CRFa: 6-3289
e-mail: 
tatiana@sonoritaaparelhosauditivos.com.br

 

Sonorità Aparelhos Auditivos

 

SONORITÀ aparelhos auditivos é um centro auditivo planejado e gestado com foco na melhor experiência auditiva dos nossos clientes.

Qualidade no atendimento e liberdade de escolha entre marcas reconhecidas mundialmente. Um atendimento diferenciado que respeita sobretudo suas necessidades individuais e que vai te proporcionar inclusão e qualidade de audição e de vida, nossa missão.

 

Loja de aparelhos auditivos em BH |Loja Especializada Aparelhos Auditivos Oticon em BH | Loja Especializada Coselgi em BH | Agende sua avaliação de aparelho auditivo e teste grátis | Teste grátis aparelhos auditivos por até 7 dias | Compre seu aparelho auditivo em até 12x no cartão | Compre seu aparelho auditivo em até 18x no boleto | Compre seu aparelho auditivo em até 60x pelo Crédito Acessibilidade do Branco do Brasil | Confira nossos preços de aparelhos auditivos e nossas condições de pagamento.