Sonorità Aparelhos Auditivos

EFEITOS DO NÃO USO DE APARELHOS AUDITIVOS

 

Receber a indicação de uso de aparelhos auditivos pelo médico otorrinolaringologista não é nada fácil. E logo nos perguntamos: “preciso mesmo usar aparelho auditivo?  Acho que o médico está exagerando! Eu escuto, só não entendo bem o que as pessoas falam. Com certeza posso esperar mais, afinal de contas ainda estou ouvindo…”

 

Será mesmo?  Devemos fazer uma auto análise de todas as situações vividas no cotidiano e o nível de dificuldade que enfrentamos para sermos capazes de compreender a mensagem falada. Portanto, responda sinceramente: qual o seu grau de esforço para entender o que as pessoas dizem?

 

Consequências do não uso de aparelhos auditivos

 

E é exatamente sobre isso que quero falar hoje. Como os pacientes que deveriam usar aparelho auditivo e não o fazem chegam cansados ao final do dia. Nervosos, tensos sobretudo porque ficaram o tempo todo atentos ao que as pessoas falaram para compreender o que foi dito. É uma fadiga física e emocional.

 

Sem contar a sensação de frustração por não ter sucesso nessa empreitada. Pois, em muitas situações, mesmo fazendo todo o esforço para prestar atenção e compreender o que foi dito, nem sempre se terá êxito. Chegam ao final do dia exaustos!

 

Perda auditiva, uma deficiência invisível

 

A perda auditiva é uma deficiência e para piorar, invisível. Isso faz com que ela seja ignorada, não percebida e subestimada. Começa pelo próprio indivíduo acometido, passa pelos seus familiares (impaciência para repetir o que foi dito, falar mais devagar, olhar para a pessoa quando conversa…) e chega até à sociedade. Apenas observando uma pessoa não somos capazes de saber se ela tem perda de audição ou não.

 

Impactos no convívio social

 

Chega um momento em que a pessoa simplesmente desiste do convívio social. Ela desiste de participar das conversas em família; desiste de pedir para repetir o tempo todo o que foi dito, já que a maioria fica sem paciência em ter que falar novamente; desiste de ir para uma festa e pensa: o que vou fazer lá, não vou conseguir interagir com ninguém mesmo… e assim são inúmeras as situações. O que acaba levando ao isolamento social e, mais grave ainda, pode desencadear um quadro de depressão.

 

Escutamos com o cérebro

 

Importante ressaltar a questão cognitiva: escutamos com os ouvidos, mas, na verdade, quem ouve é o cérebro. Quanto mais tempo adiamos o uso do aparelho auditivo, mais privamos nosso cérebro de estímulos sonoros. Com o passar do tempo temos um declínio cognitivo, aos poucos nosso cérebro vai perdendo a capacidade de decodificar o som. E lá na frente, quando estivermos convencidos da necessidade do uso, quando se tornar impossível a comunicação sem o auxílio dos aparelhos virá a famosa frase: “estou escutando, mas, não estou entendo bem as palavras”. Isso acontece porque nosso cérebro desaprende a ouvir.

 

A importância de testar os aparelhos auditivos

 

Portanto, se você tem indicação para adaptação de aparelho auditivo, se permita ao menos fazer um teste e perceber os benefícios do uso. Com toda certeza você chegará ao final do dia mais calmo, tranquilo, relaxado. Participar de uma conversa e, entender o que foi dito, volta aos poucos, a ser uma questão natural, sem esforço.

 

Inúmeros são os relatos de mudança na qualidade de vida. Melhora no casamento, no trabalho, no convívio com a família, com os netos, a facilidade de falar ao telefone, a TV que voltou a ficar baixa e inteligível… Sem contar nas mais variadas percepções: o canto do passarinho, o barulho da chuva, da água na torneira, do chinelo, da seta do carro… Sons que há muito tempo não ouvia, cuja ausência não foi percebida.  A maioria das pessoas fala: por que não comecei a fazer uso dos aparelhos auditivos antes? Tendo a indicação, usar aparelho auditivo é uma vida nova, repletas de possibilidades e de novos aprendizados.

 

Portanto, caso você ou algum familiar tenha uma queixa de audição procure um centro auditivo e realize uma avaliação. O diagnóstico e tratamento precoce continuam sendo a melhor forma de cuidar da sua saúde auditiva. O melhores aparelhos auditivos em BH estão na SONORITÀ.

 

SONORITÀ

 

Na SONORITÀ você pode testar os aparelhos antes de comprar e constatar os benefícios que eles oferecem, melhorando sobretudo a sua qualidade de vida. Tudo isso sem custo algum. Perseguimos a sua melhor experiência auditiva com muita dedicação. Portanto, os melhores aparelhos de audição, ótima adaptação, programa de acompanhamento e atendimento diferenciado você encontra aqui! Um centro auditivo diferenciado, a sua loja de aparelhos auditivos em BH!

 

? Ligue (31) 3324-1002 ou agende pelo WhatsApp (31) 99872 1006

? Av. Olegário Maciel 2146 – Loja – Santo Agostinho – BH/MG

Quer saber mais? Converse com nossos especialistas!

 

Tatiana Guedes Santólia Martini
Fonoaudióloga – CRFa: 6-3289
e-mail: tatiana@sonoritaaparelhosauditivos.com.br

Sonorità Aparelhos Auditivos

A SONORITÀ aparelhos auditivos é um centro auditivo planejado e gestado com foco na melhor experiência auditiva dos nossos clientes.

Qualidade no atendimento e liberdade de escolha entre marcas reconhecidas mundialmente. Um atendimento diferenciado que respeita sobretudo suas necessidades individuais e vai te proporcionar inclusão e qualidade de audição e de vida, nossa missão.

 

Loja de aparelhos auditivos em BH |Loja Especializada Aparelhos Auditivos Oticon em BH | Loja Especializada Coselgi em BH | Agende sua avaliação de aparelho auditivo e teste grátis | Teste grátis aparelhos auditivos por até 7 dias | Compre seu aparelho auditivo em até 12x no cartão | Compre seu aparelho auditivo em até 18x no boleto | Compre seu aparelho auditivo em até 60x pelo Crédito Acessibilidade do Branco do Brasil | Confira nossos preços de aparelhos auditivos e nossas condições de pagamento.