CAUSAS MAIS COMUNS DE PERDA AUDITIVA
A audição é um dos mais importantes sentidos do nosso corpo, ainda na barriga da mãe o bebê já é capaz de ouvir os sons.
Primeiramente , a audição é a grande responsável pelo desenvolvimento da fala e da linguagem. Portanto, peça fundamental no nosso crescimento.
É graças a ela que somos capazes de ouvir e processar o som. E, consequentemente, interagir com o mundo a nossa volta.
Perda auditiva é a incapacidade parcial ou total de escutar os sons e traz sérios impactos para a nossa vida.
Tipos e graus de perda auditiva
As perdas auditivas podem ser divididas quanto ao tipo: condutiva, neurossensorial e mista e quanto ao grau: leve, moderado, moderadamente severo, severo e profundo.
As perdas condutivas resultam de doenças que acometem a orelha externa e/ou orelha média. Geralmente são transitórias e podem ser tratadas com medicamentos ou cirurgia.
As perdas neurossensoriais são decorrentes de comprometimento na orelha interna (cóclea) ou no nervo auditivo. Portanto na maioria das vezes são permanentes.
Já as perdas mistas acontecem quando há características de comprometimento condutivo e neurossensorial ao mesmo tempo. As possibilidades de tratamento podem ser medicamentosas ou cirúrgicas.
No entanto, em todos os tipos de perda de audição o paciente pode-se beneficiar com o aparelho auditivo. O que vai depender é a indicação ou não do uso pelo otorrinolaringologista, já que cada caso é único.
As perdas auditivas podem ocorrer durante a gestação e são denominadas de perdas congênitas. É quando a criança adquire a deficiência antes mesmo de nascer.
A aquisição da deficiência auditiva pelo bebê pode se dar por exemplo, por medicamentos tomados pela gestante, doenças adquiridas durante a gestação, como sífilis, toxoplasmose, rubéola, meningite ou por causa hereditária.
As perdas auditivas também podem ser contraídas ao longo da vida por diversos fatores. Na infância, as causas mais frequentes para a perda de audição são sobretudo as otites (infecções causadas por bactérias, fungos ou vírus) e as doenças como meningite, sarampo, rubéola e caxumba.
Causas mais comuns de perda auditiva
No decorrer da nossa existência podemos ter como causas de perda de audição diversos fatores, tais como:
- labirintite;
- lesões traumáticas que podem ter como consequência a perfuração da membrana timpânica, barotrauma (lesão ocorrida devido à mudança de pressão no ar), e a descontinuidade da cadeia ossicular;
- trauma acústico como a explosão de tiro, foguete próximo ao ouvido;
- perda auditiva induzida por ruído (PAIR), onde se incluem o uso de fone de ouvido com volume alto e profissionais expostos a sons intensos;
- distúrbios metabólicos como hipertensão e diabetes;
- doença de Meniére
- tumores benignos (colesteatoma e neurinoma do acústico);
- uso de medicamentos ototóxicos.
Importante ressaltar as deficiências auditivas com manifestação tardia como a otosclerose (doença de origem genética e hereditária) e a presbiacusia (advinda do processo de envelhecimento).
A perda auditiva não tratada pode acarretar sérias consequências para o indivíduo, que vão desde o isolamento social, a depressão e até o declínio cognitivo, declínio esse que favorece a ocorrência de demências e doença de Alzheimer.
Portanto, cuide com carinho da sua audição. Caso você desconfie que tem algum tipo de perda de audição ou alguma queixa auditiva como não entender o que as pessoas falam, perguntar com frequência ah? o quê? ou ouvir a TV em um volume muito alto não perca tempo. Procure um centro auditivo e realize uma avaliação auditiva.
E caso seja detectada uma deficiência não se apavore, os aparelhos auditivos estão aí para ajudar a ouvir os sons novamente e trazer, principalmente, qualidade de vida para as pessoas.
SONORITÀ
Na SONORITÀ você pode testar os aparelhos antes de comprar e constatar os benefícios que eles oferecem, melhorando sobretudo a sua qualidade de vida. Tudo isso sem custo algum. Perseguimos a sua melhor experiência auditiva com muita dedicação. Portanto, os melhores aparelhos de audição, ótima adaptação, programa de acompanhamento e atendimento diferenciado você encontra aqui! Um centro auditivo diferenciado, a sua loja de aparelhos auditivos em BH!
? Ligue (31) 3324-1002 ou agende pelo WhatsApp (31) 99872 1006
? Av. Olegário Maciel 2146 – Loja – Santo Agostinho – BH/MG
Quer saber mais? Converse com nossos especialistas!
Tatiana Guedes Santólia Martini
Fonoaudióloga – CRFa: 6-3289
e-mail: tatiana@sonoritaaparelhosauditivos.com.br
Sonorità Aparelhos Auditivos
A SONORITÀ aparelhos auditivos é um centro auditivo planejado e gestado com foco na melhor experiência auditiva dos nossos clientes.
Qualidade no atendimento e liberdade de escolha entre marcas reconhecidas mundialmente. Um atendimento diferenciado que respeita sobretudo suas necessidades individuais e vai te proporcionar inclusão e qualidade de audição e de vida, nossa missão.
Loja de aparelhos auditivos em BH |Loja Especializada Aparelhos Auditivos Oticon em BH | Loja Especializada Coselgi em BH | Agende sua avaliação de aparelho auditivo e teste grátis | Teste grátis aparelhos auditivos por até 7 dias | Compre seu aparelho auditivo em até 12x no cartão | Compre seu aparelho auditivo em até 18x no boleto | Compre seu aparelho auditivo em até 60x pelo Crédito Acessibilidade do Branco do Brasil | Confira nossos preços de aparelhos auditivos e nossas condições de pagamento.