Sonorità Aparelhos Auditivos

OTC - Over the count Hearing Aid - OTCs "APARELHOS AUDITIVOS DE VENDA DIRETA"

OTCs “APARELHOS AUDITIVOS DE VENDA DIRETA” Over the Count Hearing Aid

 

A perda auditiva pode levar ao isolamento social, e, consequentemente à depressão, ao declínio cognitivo, dificuldade de atenção, concentração e memória e risco maior no desenvolvimento de demência e até mesmo Alzheimer.

 

Os aparelhos auditivos – principal tratamento para perda auditiva em adultos mais velhos – simplesmente não são uma opção para muitas pessoas, inclusive para os americanos. É o que os números nos mostram.

 

Cerca de 30 milhões de americanos têm perda auditiva, mas, apenas três em cada dez adultos com mais de 50 anos se beneficiam e têm acesso aos aparelhos auditivos.

 

Isso porque nos Estados Unidos existem 2 caminhos para quem tem perda de audição: o primeiro e, mais indicado, é adquirir aparelhos auditivos após passar por uma avaliação médica e, em seguida, realizar a compra através de um audiologista (termo utilizado para o fonoaudiólogo especialista em saúde auditiva).

 

OTCs “APARELHOS AUDITIVOS DE VENDA DIRETA”

 

A outra opção é o consumidor realizar a compra diretamente com o distribuidor profissional de aparelhos licenciado, economizando a consulta com o médico e com o audiologista. No caso o ajuste é auto-adaptável, assim sendo, o aparelho auditivo já vem com predefinições de fábrica para a perda auditiva, variando de leve a grave.

 

Os aparelhos auditivos diretos ao consumidor são pré-regulados para aprimorar a audição nas frequências em que, de acordo com a pesquisa, a perda auditiva geralmente ocorre em cada nível de gravidade. O ajuste não é individualizado. São estabelecidas predefinições baseadas em dados e definidas por audiologistas experientes, por isso, “é como se você o ajustasse em uma clínica”, argumentam os distribuidores.

 

Por telefone ou on-line, os compradores fornecem as informações médicas que forneceriam no consultório de um audiologista. Os aparelhos auditivos diretos ao consumidor vêm com predefinições de fábrica para perda auditiva, variando de leve a grave. Os audiologistas que vendem aparelhos auditivos em suas clínicas dizem, no entanto, que as predefinições de fábrica não são boas o suficiente.

 

O fato de ser necessário passar por um médico ou mesmo comprar através de um distribuidor, acaba onerando o paciente. O que faz com que muitos indivíduos que necessitam fazer uso do AASI (aparelho de amplificação sonora individual) não tenham acesso ao mesmo por questões financeiras.

 

Preço aparelhos auditivos nos EUA

 

Nos EUA o par de aparelhos auditivos custa, em média, US $ 5.600. Um custo que o seguro de saúde normalmente não cobre. Para obter o dispositivo, a pessoa com perda auditiva deve fazer um exame médico para descartar qualquer problema médico grave que esteja causando a perda auditiva ou assinar uma renúncia ao optar pela não realização do exame.

 

Os principais especialistas em ciência, tecnologia e serviços de saúde auditiva têm trabalhado com pesquisadores, profissionais de saúde e consumidores para encontrar maneiras seguras e eficazes de melhorar o acesso a serviços de saúde auditiva para adultos.

 

OTCs “APARELHOS AUDITIVOS DE VENDA DIRETA”

 

Para ajudar a solucionar essa questão está surgindo uma nova categoria de aparelhos auditivos, os aparelhos auditivos de venda livre (OTC). Nessa nova modalidade os consumidores logo poderão comprar seu aparelho de audição diretamente, sem consultar um profissional de saúde auditiva ou precisar comprar do distribuidor profissional.

 

Os OTC serão regulamentados como dispositivos médicos pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, logo seguirão padrões de qualidade e determinações obrigatórias

 

Importante ressaltar que os aparelhos auditivos OTC, que serão aprovados, tratam perda auditiva leve a moderada em adultos com 18 anos ou mais.

 

 

Regulamentação FDA

 

O FDA, órgão regulamentador tem até agosto de 2020 para publicar as diretrizes propostas para os aparelhos auditivos OTC. Depois disso, o público – incluindo fonoaudiólogos, médicos, fabricantes de dispositivos, pessoas com perda auditiva ou qualquer outra pessoa interessada – terá tempo para avaliar e discutir antes que as diretrizes sejam finalizadas.

 

Os aparelhos auditivos diretos ao consumidor aliviam alguns dos problemas de custo e acesso, mas, não tudo. Foi isso que fez com que uma equipe de pesquisadores recomendasse ao FDA a criação da nova categoria de aparelhos auditivos vendidos sem receita.

 

Os aparelhos auditivos OTC oficiais ainda não foram aprovados pela FDA. No momento, não há aparelhos auditivos OTC.

 

Então, como são todos esses dispositivos que parecem aparelhos auditivos que você já pode comprar no Walmart, Best Buy e em outras lojas e drogarias? Não importa o nome na embalagem – é que você verá muitos nomes diferentes – qualquer aparelho auditivo que você possa comprar sem receita, sem um especialista, é um produto pessoal de amplificação de som ou PSAPs, o famoso amplificador sonoro. Ele não é regulamentado pelo FDA e nem considerado artigo médico.

 

Os fabricantes desses dispositivos não devem comercializá-los para perda auditiva. Em vez disso, eles podem comercializá-los para observação de pássaros ou espionagem – atividades nas quais até uma pessoa com audição normal gostaria de aumentar(amplificar) o volume dos sons ao seu redor.

 

Variação de preço e qualidade

 

Eles variam em preço – de menos de US $ 10 a quase US $ 1.000 -, além de qualidade, desempenho e quão bem os usuários podem programá-los. Muitos não conseguem filtrar o ruído de fundo, aumentando o volume igualmente em todos os sons ao seu redor, e não apenas nos que você deseja ouvir.

 

Os OTC são uma necessidade de mercado? Ainda não se sabe onde um aparelho auditivo OTC se encaixará nesse mercado. Será melhor que um amplificador sonoro, mas não tão bom quanto um aparelho auditivo tradicional? Será simplesmente um amplificador sonoro – com toda a sua variabilidade de preço, qualidade e desempenho – sob um nome novo e com mais credibilidade? Ou será como um aparelho auditivo tradicional sem a avaliação e o suporte de um profissional de audição?

 

Para que as empresas ofereçam o OTC a um preço mais acessível, a coisa mais fácil e mais cara de cortar é o suporte personalizado.

 

Os profissionais de saúde auditiva têm preocupações. Primeiro, um problema médico pode estar causando a perda de audição. Tanto os audiologistas quanto os distribuidores licenciados de aparelhos auditivos são treinados para reconhecer esses problemas e mostrar aos clientes como obter os cuidados certos.

 

Quatro associações de saúde auditiva em um recente documento de consenso escreveram em resposta aos próximos aparelhos auditivos OTC, manifestando suas apreensões.

 

Fabricantes de aparelhos auditivos OTC

 

Mas, alguns fabricantes de aparelhos auditivos OTC, prontos para entrar no “mercado de balcão”, dizem que os audiologistas que expressam essas preocupações querem apenas proteger seu território. “Com base nessa lógica, você não deve tomar aspirina OTC por medo de que possa ser um tumor cerebral causando dor de cabeça”, diz ele. Usando essa tática assustadora, impede-se que as pessoas usem aparelhos auditivos o mais cedo possível.

 

Além disso, como muitas pessoas renunciam à avaliação médica recomendada, os cientistas que recomendaram a categoria OTC dizem que não há evidências de que a avaliação ou renúncia dessa avaliação forneça qualquer benefício clinicamente significativo.

 

Preocupação dos audiologistas

 

Outra preocupação entre os audiologistas é que, com o controle total do dispositivo, os usuários aumentem o volume. Não se sabe qual volume é suficiente para realmente ajudá-los da maneira como deveria e qual o nível seguro, para que os consumidores estejam protegidos contra mais perdas auditivas.

 

Isso também é visto por alguns como defesa do território e não uma preocupação legítima. Não há evidência documentada em nenhum lugar que esse tipo de perda auditiva que esteja acontecendo. Eles estão pressionando restrições quanto ao volume máximo de aparelhos auditivos OTC para proteger seu mercado.

 

Portanto, os aparelhos auditivos OTC, que ainda serão regulamentados nos EUA, se destinarão a adultos que acreditam ter perda auditiva leve a moderada, mesmo que não tenham realizado um exame auditivo. Ou realizaram, mas, devido ao alto custo, não têm condições de adquirir um aparelho auditivo pelo “meio tradicional”.

 

A importância do fonoaudiólogo

 

Mesmo com essa nova possibilidade, continuo acreditando que o exame de audição e o acompanhamento de um profissional competente são indispensáveis nos cuidados com a sua saúde auditiva.

 

Ao realizar a compra, esse profissional irá cuidar da seleção do aparelho de audição mais indicado ao seu tipo e grau de perda auditiva. Durante a anamnese o fonoaudiólogo relaciona a idade do paciente ao tipo de queixa, situações e locais mais difíceis para ouvir, estilo de vida, condição financeira, enfim vários aspectos importantes para indicar o melhor aparelho auditivo.  O fonoaudiólogo é o responsável pela adaptação e acompanhamento durante todo o tempo em que a pessoa tiver o aparelho auditivo, no caso, em média, cinco anos.

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa assessoria posterior é fundamental para o êxito do tratamento. Raríssimos são os casos em que o paciente coloca o aparelho auditivo e “passa a escutar bem”. Na maioria das vezes, são necessários vários ajustes, os quais o fonoaudiólogo com o seu conhecimento técnico e expertise é capaz de realizar e fazer com que a experiência auditiva do cliente seja cada dia melhor. É um programa de acompanhamento que vai durar todo o tempo em que a pessoa tiver o aparelho.

 

Caso você ou algum familiar tenha alguma queixa de audição procure um centro auditivo e realize uma avaliação. O diagnóstico e tratamento precoce continuam sendo a melhor forma de cuidar da sua saúde auditiva.

 

Fontes: Revista WebMD – https://www.webmd.com/; https://www.hearingreview.com/ e https://www.nidcd.nih.gov/health/over-counter-hearing-aids

 

SONORITÀ

Na SONORITÀ você pode testar os aparelhos antes de comprar e constatar os benefícios que eles oferecem, melhorando sobretudo a sua qualidade de vida. Tudo isso sem custo algum. Perseguimos a sua melhor experiência auditiva com muita dedicação. Os melhores aparelhos de audição, ótima adaptação, programa de acompanhamento e atendimento diferenciado você encontra aqui! Um centro auditivo diferenciado, a sua loja de aparelhos auditivos em BH!

 

? Ligue (31) 3324-1002 ou agende pelo WhatsApp (31) 99872 1006

? Av. Olegário Maciel 2146 – Loja – Santo Agostinho – BH/MG

Quer saber mais? Converse com nossos especialistas!

 

Tatiana Guedes Santólia Martini
Fonoaudióloga – CRFa: 6-3289
e-mail: tatiana@sonoritaaparelhosauditivos.com.br

Sonorità Aparelhos Auditivos

A SONORITÀ aparelhos auditivos é um centro auditivo planejado e gestado com foco na melhor experiência auditiva dos nossos clientes.

Qualidade no atendimento e liberdade de escolha entre marcas reconhecidas mundialmente.

Um atendimento diferenciado que respeita sobretudo suas necessidades individuais e que vai te proporcionar inclusão e qualidade de audição e de vida, nossa missão.

 

Loja de aparelhos auditivos em BH |Loja Especializada Aparelhos Auditivos Oticon em BH | Loja Especializada Coselgi em BH | Agende sua avaliação de aparelho auditivo e teste grátis | Teste grátis aparelhos auditivos por até 7 dias | Compre seu aparelho auditivo em até 12x no cartão | Compre seu aparelho auditivo em até 18x no boleto | Compre seu aparelho auditivo em até 60x pelo Crédito Acessibilidade do Branco do Brasil | Confira nossos preços de aparelhos auditivos e nossas condições de pagamento.