PRESBIACUSIA – PERDA DE AUDIÇÃO RELACIONADA À IDADE
O nosso organismo como um todo vai envelhecendo conforme a idade. Muitas células corporais morrem e não são substituídas por novas, como acontece quando somos jovens.
A presbiacusia ou perda de audição relacionada à idade caracteriza-se pela perda auditiva em função desse processo de envelhecimento. As pessoas com presbiacusia apresentam sobretudo diminuição da acuidade auditiva e redução na inteligibilidade da fala comprometendo a comunicação verbal.
Perda auditiva gradual
É uma perda auditiva gradual, na maioria das vezes ocorre nos 2 ouvidos e de maneira simétrica. É irreversível e está associada à degeneração progressiva das estruturas da cóclea e vias auditivas. Geralmente acomete primeiro as frequências agudas e, posteriormente, as frequências médias e graves.
A presbiacusia é uma das patologias mais prevalentes entre os idosos, ficando atrás apenas da artrite e da hipertensão arterial, que são as mais comuns.
Diagnóstico
O diagnóstico de presbiacusia é feito por meio de um exame denominado audiometria. Através desse exame é possível estabelecer o tipo e o grau da perda auditiva, assim como avaliar o índice de reconhecimento e capacidade de discriminação auditiva da fala. O diagnóstico pode ser complementado por outros exames, caso o otorrinolaringologista, médico responsável por indicar o tratamento, ache necessário.
Com o aumento da expectativa de vida, a presbiacusia tem se tornado um problema de saúde pública. Estima-se que 60% das pessoas com mais de 65 anos, apresentem algum grau de perda de audição.
A deficiência auditiva no idoso
A deficiência auditiva no idoso atinge diretamente a qualidade de vida, trazendo impactos tanto no âmbito social, quanto no emocional. Afeta diretamente a capacidade de compreensão da fala, comprometendo o convívio em sociedade e levando ao isolamento. O que muitas vezes acaba gerando um quadro depressivo.
Por se tratar de uma perda que se inicia de maneira sútil e vai progredindo com o passar do tempo, sendo a evolução gradual, é comum que o idoso vá se adaptando a essa condição, sem perceber o déficit de audição.
Sinais de presbiacusia
Alguns sinais da presbiacusia podem ser percebidos facilmente no dia a dia. Por exemplo:
- Pedir com frequência para as pessoas repetirem o que foi dito;
- Falar hã, o quê?, não entendi;
- Escutar TV e rádio em um volume muito alto;
- Ter dificuldade em ouvir ao telefone;
- Não ser capaz de acompanhar conversas em grupo;
- Ouvir, mas, ter dificuldade em compreender o que foi dito;
- Ter dificuldade em compreender a mensagem sem prestar atenção no rosto de quem fala;
- Não conseguir identificar de onde os sons estão vindo;
- Evitar situações sociais que já foram agradáveis e acabar se isolando;
- Demonstrar falta de interesse por eventos com grandes estímulos sonoros, como missa/culto, teatro e cinema.
Indicação de uso de aparelhos auditivos
Na maioria dos casos de presbiacusia é indicado o uso de aparelhos auditivos, capazes de captar e amplificar a informação sonora. Permitindo assim, que as pessoas voltem a ter uma audição dentro dos padrões de normalidade e, principalmente, tenham qualidade de vida.
Os idosos que apresentam perda auditiva e não procuram tratamento, deixando a situação se estender por anos e adiando o uso de aparelhos auditivos, têm uma grande chance de apresentar um declínio cognitivo. Isso porque escutamos com o ouvido, mas, na verdade, quem ouve é o cérebro. E, quando este fica muito tempo em privação sonora, perde a capacidade de decodificar o som. Portanto, quando então decidem fazer o uso do aparelho tardiamente, apresentam a queixa de estarem escutando, mas sem entender o que está sendo dito. Alterações de memória, atenção, concentração e até mesmo o surgimento de demências e Alzheimer, já são associados ao não uso de aparelhos auditivos.
Assim sendo, a presbiacusia faz parte da realidade da maioria das pessoas idosas e leva a um distúrbio de comunicação importante, podendo até ser incapacitante. O importante é buscar ajuda, os aparelhos auditivos atualmente têm excelente tecnologia e qualidade sonora, são pequenos e permitem ao idosos reconquistar a autoestima, liberdade e alegria em participar do convívio social.
Caso você ou algum familiar tenha uma queixa de audição procure um centro auditivo e realize uma avaliação. O diagnóstico e tratamento precoce continuam sendo a melhor forma de cuidar da sua saúde auditiva.
SONORITÀ
Na SONORITÀ você pode testar os aparelhos antes de comprar e constatar os benefícios que eles oferecem, melhorando sobretudo a sua qualidade de vida. Tudo isso sem custo algum. Perseguimos a sua melhor experiência auditiva com muita dedicação. Portanto, os melhores aparelhos de audição, ótima adaptação, programa de acompanhamento e atendimento diferenciado você encontra aqui! Um centro auditivo diferenciado, a sua loja de aparelhos auditivos em BH!
? Ligue (31) 3324-1002 ou agende pelo WhatsApp (31) 99872 1006
? Av. Olegário Maciel 2146 – Loja – Santo Agostinho – BH/MG
Quer saber mais? Converse com nossos especialistas!
Tatiana Guedes Santólia Martini
Fonoaudióloga – CRFa: 6-3289
e-mail: tatiana@sonoritaaparelhosauditivos.com.br
Sonorità Aparelhos Auditivos
A SONORITÀ aparelhos auditivos é um centro auditivo planejado e gestado com foco na melhor experiência auditiva dos nossos clientes.
Qualidade no atendimento e liberdade de escolha entre marcas reconhecidas mundialmente. Um atendimento diferenciado que respeita sobretudo suas necessidades individuais e vai te proporcionar inclusão e qualidade de audição e de vida, nossa missão.
Loja de aparelhos auditivos em BH |Loja Especializada Aparelhos Auditivos Oticon em BH | Loja Especializada Coselgi em BH | Agende sua avaliação de aparelho auditivo e teste grátis | Teste grátis aparelhos auditivos por até 7 dias | Compre seu aparelho auditivo em até 12x no cartão | Compre seu aparelho auditivo em até 18x no boleto | Compre seu aparelho auditivo em até 60x pelo Crédito Acessibilidade do Branco do Brasil | Confira nossos preços de aparelhos auditivos e nossas condições de pagamento.