Sonorità Aparelhos Auditivos

TESTEI APARELHOS AUDITIVOS, MAS NÃO GOSTEI

TESTEI APARELHOS AUDITIVOS MAS NÃO GOSTEI

 

Após descoberta a perda de audição e, recebida a indicação do uso de aparelhos auditivos, o próximo passo é realizar o teste.

 

Para os novos usuários, muitas vezes é um caminho desconhecido, cheio de dúvidas e incertezas. É muito comum nem saberem por onde começar.

 

Procure um centro auditivo de confiança

 

Por isso, vou explicar como funciona o processo.  Após o médico especialista, no caso o otorrinolaringologista, prescrever o uso de próteses auditivas para tratar a perda de audição, você deve realizar uma pesquisa e procurar um centro auditivo de confiança. Você será atendido por um fonoaudiólogo, que é o profissional responsável pela seleção e adaptação do aparelho de audição que melhor se adequa ao seu tipo e grau de perda auditiva, assim como às suas características individuais, sociais e econômicas.

 

Realizada a etapa de escolha do melhor aparelho auditivo para o seu caso, vem o período de teste. Esse é um momento muito importante, no qual você irá avaliar os benefícios do uso das próteses auditivas no seu dia a dia. E, só depois dessa etapa, se decidir pela compra ou não.

 

Testei aparelhos auditivos mas não gostei

 

Uma grande parte das pessoas consegue perceber os benefícios do uso dos aparelhos auditivos logo no início. Mas, infelizmente, não acontece assim com todos. É normal alguns pacientes se sentirem frustrados e desanimados por não terem suas expectativas atendidas de imediato. E é nesse ponto que vamos focar: quais são as suas expectativas? Há quanto tempo você tem a perda de audição e não procurou ajuda? Qual o seu tipo e grau de perda auditiva? A seleção dos aparelhos foi realmente de acordo com a sua necessidade ou baseada apenas na questão estética ou econômica? Você seguiu as orientações do seu fonoaudiólogo?

 

Antes de qualquer coisa é importante salientar que por melhor e mais moderno que seja o aparelho auditivo ele jamais será igual a um “ouvido normal”. Portanto, precisamos levar isso em consideração e ter ciência dessa questão o tempo todo.

 

Aparelhos auditivos, um tratamento para sua saúde auditiva

 

Segundo fator: aparelho auditivo não é sinônimo de adaptação imediata, ou seja, não é começar a usar hoje e no mesmo instante já escutar normalmente. Pelo contrário, exige muita paciência e persistência. Como já falei várias vezes aqui no blog, escutamos com os ouvidos, mas, na verdade, quem ouve é o cérebro; é ele o grande responsável pela decodificação sonora. É necessário um período de habituação cerebral para que, aos poucos, ele vá se acostumando novamente com os sons. Será preciso também um treinamento auditivo, o cérebro precisará reaprender a ouvir, interpretar o som, capacidade que foi alterada ou até mesmo perdida. Pois, a maioria das pessoas demora muito tempo para procurar ajuda, o que acaba levando a um declínio cognitivo.

 

Portanto, é um trabalho árduo, que necessita de empenho do usuário para que possa usar o aparelho o maior tempo possível e, com isso, estimular as vias auditivas, o cérebro e, aos poucos, ir evoluindo na capacidade de compreensão da fala.

 

Não se prenda somente à estética ou preço

 

Não se prenda somente à estética na hora de escolher um aparelho. Nem sempre o menor tamanho é o mais indicado ao seu tipo e grau de perda auditiva. A questão econômica também é um fator importante a ser considerado. Você não precisa comprar o aparelho mais caro do mercado, mas, se tem uma dificuldade maior no entendimento da conversação, com certeza precisará de um aparelho com mais recursos e tecnologia mais avançada. Isso facilitará a sua adaptação ao uso, mas certamente vai te custar um pouco mais.

 

Seguir as orientações do seu fonoaudiólogo é fundamental. Você realmente fez o que ele te orientou? Começou usando o aparelho em lugares mais silenciosos, com menos pessoas ou já foi direto para uma festa de aniversário, um lugar muito barulhento com várias pessoas falando ao mesmo tempo? Pediu para que nos primeiros dias os familiares falassem de frente para você e mais devagar ou tentou adivinhar tudo que diziam quando estavam nas suas costas? E o principal: discutiu com ele tudo o que te incomodou, o que foi bom e o que foi ruim para que novos ajustes pudessem ser feitos? Essa confiança e troca de experiências é fundamental para o sucesso da adaptação. Numa adaptação de aparelhos auditivos é feita uma primeira regulagem e, depois, ajustes mais finos são necessários com o tempo.

 

Caso você tenha seguido à risca tudo o que foi dito aqui, tenha tido paciência, persistência, empenho e mesmo assim não tenha tido uma experiência boa, não recue. Uma adaptação ao uso de aparelho auditivo leva, no mínimo, de 3 a 6 meses, podendo demorar mais tempo dependo do caso. Incômodos e desconfortos são normais.

 

Desistir do uso não é uma opção

 

Desistir do uso dos aparelhos não é uma opção. Quanto mais você postergar o início do uso dos aparelhos auditivos, mais tempo seu cérebro estará em privação de estímulos sonoros. E, por consequência, terá maior dificuldade em compreender a fala, podendo ocorrer um declínio cognitivo, com dificuldade de atenção, memória, raciocínio, entre outros. No entanto, à medida que você for usando seus aparelhos auditivos, sua capacidade de compreensão tende a ir melhorando, se aprimorando e tudo vai se tornando mais fácil.

 

A adaptação ao aparelho auditivo nem sempre é fácil, mas se faz extremamente necessária, já que o seu uso traz qualidade de vida, põe fim ao seu isolamento social, faz com que rejuvenesça e aproveite todos os bons momentos da vida. Ao contrário do que muitos pensam, é o uso do aparelho auditivo que nos mantém jovens, ativos, capazes de fazermos parte da vida social que nos cerca! Usar aparelho auditivo, com certeza, é vida. Pergunte a quem está satisfeito com os seus!

 

Portanto, caso você ou algum familiar tenha alguma queixa de audição, procure um cento auditivo e faça uma avaliação. A prevenção e o tratamento precoce continuam sendo os melhores aliados da sua saúde auditiva. Os melhores aparelhos auditivos em BH estão na SONORITÀ, a sua melhor experiência auditiva.

 

SONORITÀ

 

Na SONORITÀ você pode testar os aparelhos antes de comprar e constatar os benefícios que eles oferecem, melhorando sobretudo a sua qualidade de vida. Tudo isso sem custo algum. Perseguimos a sua melhor experiência auditiva com muita dedicação. Portanto, os melhores aparelhos de audição, ótima adaptação, programa de acompanhamento e atendimento diferenciado você encontra aqui! Um centro auditivo diferenciado, a sua loja de aparelhos auditivos em BH!

 

? Ligue (31) 3324-1002 ou agende pelo WhatsApp (31) 99872 1006

? Av. Olegário Maciel 2146 – Loja – Santo Agostinho – BH/MG

Quer saber mais? Converse com nossos especialistas!

 

Tatiana Guedes Santólia Martini
Fonoaudióloga – CRFa: 6-3289
e-mail: tatiana@sonoritaaparelhosauditivos.com.br

Sonorità Aparelhos Auditivos

A SONORITÀ aparelhos auditivos é um centro auditivo planejado e gestado com foco na melhor experiência auditiva dos nossos clientes.

Qualidade no atendimento e liberdade de escolha entre marcas reconhecidas mundialmente. Um atendimento diferenciado que respeita sobretudo suas necessidades individuais e vai te proporcionar inclusão e qualidade de audição e de vida, nossa missão.

 

Loja de aparelhos auditivos em BH |Loja Especializada Aparelhos Auditivos Oticon em BH | Loja Especializada Coselgi em BH | Agende sua avaliação de aparelho auditivo e teste grátis | Teste grátis aparelhos auditivos por até 7 dias | Compre seu aparelho auditivo em até 12x no cartão | Compre seu aparelho auditivo em até 18x no boleto | Compre seu aparelho auditivo em até 60x pelo Crédito Acessibilidade do Branco do Brasil | Confira nossos preços de aparelhos auditivos e nossas condições de pagamento.